terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MINI CURRÍCULO


MARLEI SIGRIST    -   e.mail: marleisigrist@gmail.com 


Formação 
. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 1997. 

Atuação 
. Acadêmica Cadeira n.9 da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul. Posse em sua instalação em abril/2019.
. Acadêmica Cadeira n.10 da Academia de Letras do Brasil/Seção de Mato Grosso do Sul, posse em 2012.
. Secretária (atual) da IOV do Estado do Mato Grosso do Sul e Região Centro-Oeste/ INTERNATIONALE ORGANISATION FÜR VOLKSKUNST- Áustria [Organização Internacional de Folclore e Arte Popular/UNESCO]. 
. Membro Fundadora da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore (Presidente nas gestões: 2001-2005, 2005-2009, 2009-2013 e 2016-2019 e Vice-Presidente (gestão 2013-2016). 

. Pesquisadora da Rede FOLKCOM / Cátedra UNESCO de Comunicação no Brasil / UMESP, participando de sua 1ª diretoria, como Vice-Presidente. 
. Professora Adjunta (aposentada) do Departamento de Arte e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1987, ministrando aulas nos cursos de graduação de Artes Visuais, Música, Ciências Sociais e nos cursos de pós-graduação Imagem e Som e Educação em Arte e Novas Tecnologias na UFMS; Pós em Dança/UCDB/MS; Pós em Turismo/UNIDERP/MS; Pós em Ensino da Arte/UNIGRAN/Dourados/MS. 

. Realizou inúmeras pesquisas na área da Cultura Popular Regional, no Departamento de Arte e Comunicação/UFMS. São pesquisas que buscam descobrir e valorizar o conhecimento empírico do homem sul-mato-grossense, especialmente o pantaneiro, em seu próprio universo cultural. Os estudos contemplam áreas abrangentes que vão da habitação aos costumes, da alimentação às festividades, do mítico ao religioso e suas relações com o ambiente em que vivem os homens simples, em grande parte, responsáveis pela formação histórica e cultural de uma região importante do planeta Terra – o Pantanal. Os projetos de pesquisa dos últimos anos estão concentrados na área da folkcomunicação (interpessoal e/ou midiática). Os resultados das pesquisas estão publicados em forma de livros e artigos em periódicos acadêmicos. 

. Orienta projetos de conclusão de curso em Artes Visuais, Pedagogia, Ciências Sociais; projetos de iniciação científica e projetos de Cursos de Especialização na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco e UNAES. 

. 40 cursos e oficinas ministradas em Mato Grosso do Sul para estudantes de diversas universidades, professores das redes de ensino e guias de turismo, como atualização e reciclagem de profissionais, com objetivos de incentivar a valorização da cultura regional e multiplicar esse conhecimento através da educação. 
. 12 coordenações de eventos culturais e acadêmicos. 
. 14 projetos de extensão e de ensino executados na UFMS. 
. 58 participações em congressos, encontros e simpósios, nos quais apresentou 35 trabalhos – resultados de pesquisas sobre a cultura popular em Mato Grosso do Sul, além de conferências e participação em mesas-redondas. 
. 70 palestras proferidas para profissionais da Educação, Turismo e Cultura. 
. 25 artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos nacionais, além de artigos publicados em jornais e sites na Internet, como: (www.terrasms.com (colunista, 19 artigos 2003-2005); www.pantanalms.tur.br – Folclore em MS), www.cocat.art.br – Cultura Brasileira) 


Publicação de livros   (e capítulos de livros): 
.Mestres do Sagrado - 2014 - analisa a Festa do Divino Espírito Santo da família Malaquias, em Figueirão/MS, (centenário da festa), produto do mestrado, reelaborado e atualizado; investimento do FIC – Fundo de Investimento Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. 


.Chão Batido: a cultura popular em MS (1ª ed. 2000 e 2ª ed. - 2008) .

.Pantanal: sinfonia de sabores e cores – 2005, publicação português/inglês (em co-autoria com o Senac Nacional), sobre a culinária pantaneira. 

.Propostas Abertas, em co-autoria com mais três autores (2007), Governo de MS (destinado ao ensino da Cultura Regional nas escolas). 

.Manifestações da Cultura Popular (capítulo contido no livro Cultura e Arte em MS), 2007, Governo de MS (destinado à atualização dos professores). 

. Comunicação macro-regional: folkmídia num espaço transfronteiras (capítulo contido no livro Regionalização Mídiática, Org.José Marques de Melo e outros/Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP), 2006. 

Limpa Banco e Entre tabocas, pés-de-garrafa e tererés. Cadernos de Cultura Popular: (1998). 


ARTIGOS

 . AFLAMS - Um ano, o primeiro de muitos. Jornal O Progresso, 30/04/2020.

. História de um Dito Cujo. Conto para o livro Era Outra Vez. Organização Ana Maria C. Bernardelli e Fabio Gondim. Campo Grande: Life Editora, 2020, p.   (no prelo)

. A Picareta. Conto para o livro Era Outra Vez. Organização Ana Maria C. Bernardelli e Fabio Gondim. Campo Grande: Life Editora, 2020, p.   (no prelo)

.Yopará” and “NhengatuCross-border - Translingual Practices in the Border Region: Mato Grosso do Sul/Brazil-Paraguay. 2019 (aguardando publicação em revista estrangeira)

.“Yopará” e “Nhengatu” Transfronteiriços - Práticas Translinguajeiras na Região de Fronteira: Mato Grosso do Sul/Brasil – Paraguai. 2019 (a ser publicado no Brasil)

Margarida Neder, uma mulher mais que especial. Artigo para o livro Margarida Neder – As marcas de uma mulher, Norma Jornada, 2020 (no prelo)

. Uma trupe fantástica. Conto Infantil para o livro Era uma vez. Organização Ana Maria C. Bernardelli e Fabio Gondim. Campo Grande: Life Editora, 2019, p.65-68.

. Propostas Abertas, em co-autoria com mais três autores, Governo de MS (destinado ao ensino da Cultura Regional nas escolas), 2007.

. Manifestações da Cultura Popular (capítulo contido no livro Cultura e Arte em MS), Governo de MS (destinado à atualização dos professores), 2007.

. Comunicação macro-regional: folkmídia num espaço transfronteiras (capítulo contido no livro Regionalização Mídiática, Org. José Marques de Melo e outros/Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP), 2006. 

.Rituais do cordão de São João de Corumbá/MS no roteiro turístico brasileiro (artigo do capítulo A folkcomunicação nas Festas Populares) do livro Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e metocológicos (Org. Cristina Schmidt, Ed.Ductor, São Paulo), 2006. 

.Virgulino França - artigo para o livro Vozes do Artesanato, da Fundação de Cultura de MS, 2010. 

. Jorapimo - artigo para o livro Vozes das Artes Plásticas, da Fundaçãode Cultura de MS, 2012.  

. Hibridação (artigo no livro Metamorfose da Folkcomunicação – antologia Brasileira, Editora Editae Cultural-SP (Org.José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes), 2013. 



Produção Cultural e Artística 

Produção e direção geral do espetáculo musical Peabiru – Encontros Culturais, encenado em 2013 e 2014 em Campo Grande (Teatro Glauce Rocha), Teatro da Unigran/Dourados e Curitiba (Memorial de Curitiba).

. Produção e direção geral do espetáculo musical AnDanças: lendas e danças folclóricas na fronteira Oeste, encenado no período de 2006 a 2009 em diversos teatros em Mato Grosso do Sul, Campinas/SP, Vinhedo/SP, Olímpia/SP. 

. Coordenação do Ponto de Cultura Camalote e direção do Grupo Camalote - Danças Folclóricas Regionais - 2003-2014.

-Produção e direção do vídeo-documentário em VHS Folia de Reis em Paranaíba/MS, 1995. 

- Produção do vídeo-documentário Festa dos Santos Reis em Campo Grande - 22 min. (roteiro, texto e direção), produção independente, 1998.

-Ilustração do Dicionário do Folclore Brasileiro (de autoria de Luís da Câmara Cascudo), para a Editora Global, na edição de 2000. 

- Cartões Postais (2 fotos), para o Álbum Coletivo Cartões Fotográficos "Turismo com Ciência”, editado pela Universidade Federal de MS, set/2001. 

-Diversas exposições de pintura, dentre elas Caminhos do Pantanal e exposições de fotografia pretoXbranco Festa dos Santos Reis: foliões e tipos populares – da festa de Paranaíba.



Distinções 
. Patrona da Biblioteca Profª Marlei Sigrist, da Escola Municipal Adair de Oliveira / Campo Grande/MS, desde 1989. 

. Membro do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul no período de ago/2000 a julho/2001. 

. Membro do Corpo Editorial da Revista PROSA, UNIDERPMS, 2003.  

.Vice-Presidente da Rede Folkcom da Cátedra Unesco de Comunicação no Brasil/ Universidade Metodista de São Paulo – gestão 2002-2006. 

. Fundadora e diretora do 1º Grupo Parafolclórico de Danças em Mato Grosso do Sul, o Sarandi Pantaneiro, no qual permaneceu de 1990 a 1996. 

. Coordenadora do Ponto de Cultura Camalote, que mantém o Grupo Camalote e diversos grupos mirins oriundos do Camalote vai à Escola. Todos eles representam e divulgam as danças folclóricas de Mato Grosso do Sul em festivais e eventos culturais do Brasil. 

. Atual Presidente de Honra do Grupo Camalote-danças folclóricas, o qual coordenou no período de 2003-2016.

. Agraciada com o título 100 Mulheres Pioneiras em 100 anos de Campo Grande, em setembro/99, pela Business Professional Women: Associação de Mulheres de Negócio MS - BPW e Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. 

. Homenageada pela BPW na Cerimônia das Velas 2004 - “Vida e Paz no Planeta Terra”, pelas contribuições científicas sobre a cultura regional (março/2004). 

. Troféu FOLKCOM 2005, da Rede Brasileira de Folkcomunicação – Cátedra Unesco para Comunicação, Teresina/Piauí, 2005. 

. Certificação de Honra ao Mérito, Cátedra Unesco/ Metodista de Comunicação 1996-2006 (dez anos de Rede Folkcom). 

. Título Amigo da Cultura, ofertado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, dez/2007. 

. Selecionada (MS) para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: Salvaguarda de Bens Imateriais Regionais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 2008. 

. Laureada com o Prêmio Destaque Cultural 2009, promovido pelo Fórum de Cultura de Mato Grosso do Sul, em dezembro de 2009. 

. Homenageada pelo SESC Mato Grosso do Sul, Projeto SESC Balzaquianas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, março de 2010.

. Consagrada com o título de IMORTAL da Academia de Letras do Brasil-MS, ocupando a Cadeira nº 10/ALB/MS, por força da expressão literária demonstrada em MS e divulgação no Brasil e exterior, 2012. 

. Troféu XXIX UNIARTE, Unigran-Dourados-MS, pelo conjunto de pesquisas, produção e divulgação da Cultura Popular Regional), 2013. 

. Troféu Destaque, durante o 1º Festival Sul-Americano de Folclore, Ponta Porã, 2013. 

. Homenageada em Sessão Solene de Concessão da Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-grandense, pela Câmara Municipal de Campo Grande, por indicação da Vereadora Grazielle Machado, 2013.

. Concessão do Título Honorário de Cidadã Campo-grandense, pela Câmara Municipal de Campo Grande, por indicação do Vereador Eduardo Romero, 23/08/2018.

. Consagrada com o Título de IMORTAL da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, ocupando a Cadeira de n.9, como Membro Fundadora dará seu nome a essa cadeira após sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário